Parcerias | Blogging

Chega a uma altura no percurso de um blogger, youtuber e/ou instagramer procura por algum reconhecimento entre as marcas e assim formar parcerias e com sorte tornar o blog ou rede social numa fonte de rendimento!
Antes de pensares nestas coisas, foca no que é importante cria bons conteúdos e conquista os leitores, dedica o teu tempo a isso e acredita vais frutos eu sei que é uma trabalheira mas enche o coração.

Quando devo contactar a marca/loja?
Actualmente não existe altura certa ou "números", não há uma regra de quando é a melhor altura para contactar as marcas porque por vezes o teu conteúdo é excelente mas não tens grande visibilidade nas redes sociais mas a marca pode ter interesse! Apenas aconselho que tenhas alguma consistência a publicar para que marca possa visitar o teu blog e veja que és proactivo.

Contacta a marca
Apenas contacta as marcas que te interessam e estejam dentro do tema do blog, por vezes sinto que há um pouco de desespero entre as bloggers pois disparam para todos os lados e depois fecham uma parceria que não faz sentido nenhum para o blog.
Ao contactar a empresa apresenta a blogger, o blog, quais os temas que abordas, os teus números e o que pretendes com o contacto, sugiro que envies também os links de reviews já tenhas feito sobre algum produto da marca (caso tenhas feito) ou então publicações dentro tema da empresa.


~~
Existem vários tipos de parcerias que podes realizar e hoje vou falar das mais comuns, podem ser parcerias pontuais ou como bloggers embaixadoras da marca podes receber produtos/renumeração todos os meses e sempre que houver novidades.

Envio de produto
Esta vai ser a parceria mais comum no inicio, as empresas de comunicação tal como as lojas enviaram produtos e em troca pedem review/hauls, é importante que dês sempre a tua opinião sincera e que sejas correta com marca e com os teus leitores, envia sempre o link do post para o email da empresa ou no mínimo menciona marca quando partilhares a publicação nas redes sociais.

Código de desconto
É um tipo de parceria muito utilizado por lojas de cosméticos e vestuário, é dado um código que ao usar na loja é dado um desconto.
WishList
A loja propõe realizares uma lista/colagem de produtos que gostarias de ter é algo muito comum entre as lojas chinesas mas sei meninas que algumas nem negoceiam e fazem a wishlist sem garantia da parceria, pelo amor dos deuses nunca façam isso! Valoriza o teu trabalho!!!
Por vezes também sugerem fazeres wishlist e depois dão-te um valor para gastares na loja, pedem review dos produtos e ainda pedem para colocares o banner, não estão a ver nada de errado neste cenário?  wishlist + review + banner = uns produtos ... eu sou péssima a matemática mas não é demasiado trabalho? Façam o favor de negociar antes de aceitar seja o que for!

Sorteio
A empresa cede produtos para sortear para que seja benéfico para ambos deixa que seja a marca a enviar o premio para vencedor assim não terás gastos e aproveita para acrescentar as tuas redes sociais como opção de participação no sorteio

Afiliados
São dados links "especiais" para inserir nos posts ou em banners para que a marca monitorize as vendas que foram feitas através do teu post e te será atribuído uma pequeníssima percentagem por cada venda, acho que é algo muito interessante para quem tem muita influencia sobre os leitores (ex: Maria Vaidosa) mas não ira ser viável para o "comum normal" tal como eu, iras fazer muita publicidade gratuita e no final do ano acumulas uns cêntimos eheheheh ~ não aconselho a iniciantes.
Banner
Algumas empresas pagam para deixar o banner no teu blog, é mais fácil negociar com as lojas chinesas, sugiro que faças packs por ex. um mês por um preço mas por 3 meses fazes um descontinho etc entenderam a ideia...

Publipost
1.A empresa paga para falares sobre um produto, deves dar sempre a tua opinião e ser honesto referindo que é uma publicação patrocinada.
2. Há também empresas que compram posts no teu blog, sinceramente ainda não alinhei nisto pois a publicação não terá nada meu... o texto e imagens são cedidos pela marca e o blog é apenas o veículo de comunicação.

Espero que gostem e que formem muitas parcerias inteligentes,
beijinhos,
Akira

Comentários

  1. Adorei este post! Sem dúvida muito esclarecedor 💜

    ResponderEliminar
  2. É muito importante termos isto em conta! Este post é muito bom mesmo!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Confesso ke existe mtaaaaaaaa coisa ke desconheco nesse contexto de blogger, mas este é um post fantastiko mto util...
    Komo sempre a ajudar...
    Gosteiii do post pois é bastante importante e interessante kerida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Adorei muito este post. Estou a dar início ao meu blog e apesar de estar no início já me está a dar bastante gozo criar conteúdos. Estas são dicas infalíveis e agradeço imenso que as tenhas partilhado connosco.

      Já agora, podem encontrar-me no Instagram por @araparigamisterio

      Muito obrigada. Beijinhos e bom trabalho 💜

      Eliminar
  4. É um post mto interessante e conkordo ke deve ser sempre kom honestidade e sinceridade na opiniao, nao por ver o ke as outras dizem... há ke ter opiniao propria... gostei imenso do post kerida...

    ResponderEliminar
  5. Adoro esta coluna do teu blog! Dá imenso jeito e ajuda bastante :) Parabéns pela iniciativa! xx

    https://littleoneoblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito deste post!

    Muito obrigada,

    www.sarcatsilva.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. tu olha a concorrência mulher...
    acho que estás a dar dicas muito uteis e realmente este post com o que fizeste depois é de uma grande ajuda para muitas meninas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.