Exagero de produtos? | Cronograma Capilar


Todos os dias perdemos nutrientes naturalmente e isso deve-se a vários fatores, exposição solar, água com cloro, colorações, uso de água muito quente no banho, uso de equipamentos modeladores já estão a perceber a ideia certo?!
Sempre que digo que faço cronograma capilar e explico como funciona, são muitas as pessoas que dizem "é um exagero de produtos, eu só faço mascara 1 vez por mês" mas por outro lado também ouço "comprei uma mascara caríssima de cabeleireiro e não vejo resultados!"

O Cronograma Capilar salvou meu cabelo, pois apos uma coloração com uma tinta de péssima qualidade ficou muito baço, poroso, frágil, frisado e quebradiço mas mesmo antes disso o meu cabelo já era frágil e baço.
Mas afinal o que é isso do Cronograma Capilar?!
É um calendário, é uma rotina de cuidados capilares, que se baseia nas três necessidades básicas dos nossos cabelos: hidratação, nutrição e reconstrução.

Como diferenciar essas necessidades e como saber o que o meu cabelo precisa?!

Todos os cabelos precisam de hidratação, nutrição e reconstrução, para identificarmos as necessidades do nosso cabelo temos de olhar para ele com atenção.
Se o cabelo esta seco e sem brilho? Precisa de hidratação extra - restituir água
Se estiver poroso e frisado? Precisa de nutrição extra - restituir lípidos
Ora se esta frágil, elástico e quebradiço? Precisa de reconstrução extra - restituir proteínas

E agora o que fazer?

Existem 3 cronogramas tipo:
- Cabelos saudáveis e sem grandes necessidades,
- Cabelos danificados
- Cabelos muito danificados (pintados, alisamentos e etc)
Vou tentar explicar esta tabela representa os 3 cronogramas e cada uma de nós deve escolher o seu cronograma mensal e repetir todos os meses, vou usar o meu exemplo, eu tenho cabelo pintado ou seja terei de fazer cronograma que diz "cabelos muito danificados" eu lavo o cabelo 3 vezes por semana por isso não há muita dificuldade escolhi os dias que me davam mais jeito, os dias marcados na tabela são apenas um exemplo.
Todas as semanas devo seguir direitinho a ordem das mascaras a usar e nunca devo fazer a reconstrução antes de ter o meu cabelo estar devidamente hidratado e nutrido ou então o cabelo fica rijo e vai partir!

NOTA: Tu podes lavar o cabelo sempre que precisares... se lavas todos os dias deves seguir o cronograma a risca por exemplo na segunda lavas o cabelo normalmente mas na terça deves aplicar a mascara, ATENÇÂO as mascaras devem ser aplicadas espaçadas nunca todos os dias ou os resultados não serão os que pretendes, não é por exagerares nas aplicações que o cabelo vai ficar mais bonito mais rápido... muito pelo contrario

Como escolher as mascaras?!
Uma coisa que deves ter atenção, na embalagem pode dizer que é uma mascara de nutrição (por exemplo) mas isso não significa que seja verdade, infelizmente tens que verificar os ingredientes.
Tal como disse inicialmente precisas de escolher 3 mascaras, uma para hidratação, outra para nutrição (a mascara de nutrição pode ser substituída por óleo mas depois faço só uma publicação a falar de humectação) e por fim reconstrução. Aqui podes ver algumas das mascaras recomendadas

A ordem correta de uso dos produtos é:
Shampoo (só na raíz), máscara (o tempo indicado na embalagem) e condicionador.
(o shampoo abre a cutícula, a mascara hidrata/nutre/reconstrói e o condicionar fecha a cutícula)
Devemos ter o cuidado de em todo este processo usar pelo menos shampoo sem sal (nenhum dos produtos utilizados no cabelo devem ter sal, que é SODIUM CHLORIDE)

Desculpem pela publicação tão longa, tentei simplificar ao máximo mas sei que vão surgir duvidas podes questionar na caixa de mensagens ou então participar no grupo do facebook Cronograma Capilar - Portugal.

Já conhecias o CC quais são os teus cuidados com o cabelo?!,
beijinhos,
Akira

Comentários

  1. Uma publicação bastante interessante! Boas dicas! Vou tirar alguns apontamentos. Ter um cabelo bonito e saudável é o desejo de todas as mulheres(e homens!)Investir na saúde do nosso cabelo nunca é demais e quando digo investir nem me estou a referir ao dinheiro mas sim ao tempo, andamos cada vez mais a correr de um lado para o outro, sempre com pressa e por vezes não dispensamos o tempo necessário para cuidar do nosso cabelo.
    Beijinho

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim é verdade o grande problema hoje em dia é ter tempo para esses cuidados

      Eliminar
  2. Ora aqui está algo que eu devia realmente fazer, mas nestas coisas sou um bocadinho preguiçosa e se puder ter um rotina simplificada prefiro! Eu lavo o cabelo tres vezes por semana com o mesmo champô e condicionador (ambos para hidratação). A máscara reconstrutora só uso uma vez por semana.Ainda assim, analisando bem não é assim tão dificil seguir o cronograma capilar! Vou tentar! Beijinhos
    www.batomagridoce.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita é muito fácil e os resultados são fabulosos

      Eliminar
  3. as máscaras também teem de ser sem sal??
    não entendi isso no grupo ��������
    obgda pelo post simplifica imenso
    bjinhus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Lulu as mascaras tem que ser sem sal, obrigada beijinhos

      Eliminar
  4. Conheci o CC graças a ti há uns meses atrás e só tenho mesmoq ue te agradecer!! O meu cabelo passou de estragado a super saudável e cheio de vida e brilho! Obrigadaaaa <3
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Adoro este TO!!! 💗
    Eu tenho o cabelo seco, pinto 2/3 vezes por ano e lavo-o 1/2 vezes por semana.
    Custou-me horror deixar de o lavar todos os dias. Quando está mais seco, faço um puxinho e está óptimo.
    Deveria cuidar mais, mas só uso o champô, condicionador, creme de pentear e serum...
    Sucessão!

    Beijokitaz 💖

    ResponderEliminar
  6. este post veio em boa hora! sempre tive o cabelo numa lastima (muitas coloracoes, alisamentos bla bla) e agora desde q fui mae que noto que esta muitooo pior! tenho mesmo que começar a fazer isto de por onde der!!!

    saving it <3

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Meu cabelo é mtooo longo e tenho ke hidratá.lo bastante... no Verao konfesso ke é komplikado kom o sol a praia a piscina etc, tenho ke andar sempre a trata.lo...
    Tambem ja fiz o cc...
    Adorei o post...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.